Resenha: Olá, Adeus e Tudo Mais de Jennifer E. Smith

abril 22, 2023

A meta de 2023 era ler no mínimo um livro por mês e quando logo no dia 10 de janeiro eu encontrei uma promoção de livros numa feirinha em um shopping, achei que era um sinal para começar. Spoiler: demorei 4 meses para terminar. Não que eu já não tenha um milhão de livros não lidos na estante ou uma lista de livros para ler que eu realmente acho que são meu estilo, eu simplesmente ignorei e resolvi escolher um aleatório na feirinha, estava custando só R$15,00, a capa era fofa e tudo indicava ser um romanciquinho adôle que eu adoro. Já conhecia a autora de outro livro que eu tinha gostado, não tinha como dar errado. Ledo engano.



Olá, Adeus e Tudo Mais é um livro de Jennifer E. Smith originalmente lançado em 2015 que conta a história de Clare e Aidan, um casal de namorados de longa data que se encontram em um impasse: ambos vão para faculdades em sentidos completamente opostos, onde terão que tomar a decisão de manter um relacionamento à distância ou seguirem seus caminhos separados.


Conheci a autora através do livro A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista que é um livro super alegre e fofo. Descobri que é uma característica da autora escrever livros que se passam em um dia, no caso de Olá, Adeus e Tudo Mais, uma noite. A história se passa nas últimas 12h do casal antes de partirem para suas respectivas faculdades.


E se eu estiver jogando fora a melhor coisa que me aconteceu?


Vale destacar o tema universal da história que é a dificuldade de lidar com mudanças e com o fim de relacionamentos importantes. É um livro reflexivo sobre o amor, a amizade e a vida adulta.


 Spoiler Alert: 

Clare e Aidan possuem somente uma noite para tomarem decisões importantes. Clare tem tudo cronometrado, ela quer tornar as suas últimas 12h com Aidan inesquecíveis, então, ela cria todo um roteiro para eles reviverem momentos importantes do relacionamento e decidirem se enfrentarão um relacionamento à distância ou se cada um seguirá seu rumo. 


É bem triste e angustiante acompanhar, já no começo a protagonista parece ter decidido que quer mesmo se separar, mesmo que ainda o ame. Como o livro inteiro é baseado em apenas uma noite, chega a ser uma leitura bem arrastada. Já no final do livro, a menina parece ter mudado de ideia, porém, o rapaz que no início da noite queria continuar o namoro, já não quer mais e cada um decide seguir sua vida sem contato para superarem com mais facilidade. 


Às vezes as coisas mudam. O prólogo acaba virando o livro.


O prólogo mostra a Clare na sua faculdade recebendo um presente misterioso que se revela ser do Aidan enquanto ela relembra que o encontrou no feriado de ação de graças e ambos já estavam em novos relacionamentos. Ela abre o presente e era uma bola de boliche com a mensagem “o depois já chegou?” e ela chegava a conclusão que sim. O que deu a entender que os dois já estavam prontos para reatar o namoro. Achei meio confuso e não cheguei a entender se de fato tinham passado só 5 meses após partirem para a faculdade ou se ambos já estavam terminando a faculdade. 



Não gostei do livro e não era o romance fofinho que eu esperava. Me forcei a terminar e durante toda a leitura eu sentia aquela amargura de um término de relacionamento. Deixando claro o gosto dessa leitora pela milhonésima vez: romances bem fofos, "adolecentes" e às vezes com um hot bem servido. Por isso, não estou dizendo que o livro é ruim, somente que não é meu estilo. Dei duas estrelas na minha resenha pessoal, mas vou deixar um mínimo de 3 estrelas aqui no blog, para não parecer tão ruim :)




O LIVRO EM 3 PALAVRAS

  1. Agridoce
  2. Amargurante
  3. Tedioso

INSIGHTS

  • Na descrição do livro Aidan era ruivo, mas, logo no início da leitura eu descobri que existia uma adaptação cinematográfica e o ator que interpreta Aidan é o Jordan Fisher de Para Todos os Garotos que Já Amei. Imaginei ele durante todo o livro.
  • Aidan é um golden retriever e me lembrou um pouco as características do Nick Nelson.
  • Clare é metódica e pensava demais, mas por incrível que pareça, não me identifiquei.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.