Relato de um relacionamento abusivo - Se ame antes de amar alguém

janeiro 16, 2019
Eu me doo muito fácil, me entrego de cabeça, desisto da minha felicidade pela felicidade de outra pessoa, mas ninguém jamais reconheceu isso e no fim, a única que sai machucada e tendo que recomeçar sou eu. Eu não costumo fazer esse tipo de post, mas gostaria de compartilhar a minha experiência com relacionamento abusivo e desabafar ao mesmo tempo.

Eu me apaixonei pela forma que ele parecia ser apaixonado pela vida, sempre romântico nas redes sociais, gostava de ajudar sem receber algo em troca, era engraçado e atencioso. Muita coisa mudou quando começamos a namorar. Não fazia nem um mês que estávamos nos vendo, ele tinha postado foto com outras garotas, mas me pediu em namoro e eu aceitei. Eu me guardava para o casamento, era uma coisa importante e grande pra mim, mas ele insistiu e disse que isso fazia parte do namoro até eu ceder. Você vê, ele parecia desesperado para colocar ciúmes em alguém e descolar uma transa. Eu estava apaixonada e cedi, mas eu percebi o que estava acontecendo, então já comecei com um pé atrás. Resultado, um mês depois eu peguei ele mandando mensagens para uma das garotas das fotos, correndo atrás dela de uma forma que nunca correu atrás de mim, ele sabia que me tinha na palma da mão.

Nós brigamos. Ele disse que se eu continuasse com ciúmes, não queria continuar comigo. Eu engoli o meu orgulho, como nunca tinha feito por ninguém e segui em frente com o relacionamento, mas a confiança nunca mais foi a mesma e a pessoa ciumenta que eu nunca tinha sido, surgiu em mim.


Éramos de igrejas diferentes e nenhum dos dois queria abrir mão da própria igreja para frequentar outra. Ele se dedicava muito a igreja dele e nunca tinha tempo de me ver, quando eu questionava, ele dizia que no antigo relacionamento dele, ele a via muito menos do que via a mim e isso nunca foi motivo de briga. A questão é que surgiram várias oportunidades para mim e eu abri mão de todas elas porque ele ficava chateado e parava de falar comigo. Desisti da faculdade federal que era em outro município porque ele não aprovava, desisti de oportunidades de emprego na minha área em outro estado, para continuar com esse relacionamento, lentamente eu me afastei das coisas da minha igreja porque sempre caia em um dia que eu o veria e se eu desmarcasse, ele sempre ficava chateado e não entendia.

Peguei mensagens dele de novo com outra garota, mensagens que eu prefiro nem comentar sobre e ele agiu como se não tivesse sido nada demais.

O levei para a minha igreja e ele deu em cima de uma menina na frente de todos, eu fiquei muito magoada e irritada, nós brigamos, eu implorei para ele não ir e essa foi a primeira vez que ele me empurrou forte.

Eu sabia que tudo estava errado, com o passar do tempo ele postava fotos com outras garotas, nunca comigo, parou de dar os presentes que costumava dar, não queria mais sair comigo e quando saíamos, eu tinha que bancar tudo, afinal, eu queria sair, não ele. Se declarava para todo mundo com a maior facilidade do mundo, mas dizia que não conseguia fazer para mim, até o momento que nos tratávamos como amigos e não como namorados.

Ele começou a esconder as coisas de mim, a se afastar, a postar coisas como se estivesse solteiro até que foi a gota d'água pra mim. Explodi de uma só vez e disse que não daria certo, saí batendo a porta e empurrando ele, eu estava esgotada mentalmente e só queria que aquele sofrimento acabasse e ele dissesse que me amava e se importava comigo, mas ele me segurou pelo pulso muito forte a ponto de quebrar, eu comecei a me debater e ele me segurou pelo pescoço na tentativa de me fazer parar. Eu me tornei alguém que eu não conhecia, mas ele me abraçou e me segurei naquela pontinha achando que aquilo ainda tinha salvação.

Muitas coisas aconteceram durante isso, ele dava todos os sinais de que não gostava de mim verdadeiramente. Já quase terminamos algumas vezes, mas eu corria atrás para fazer dar certo, quando eu tentei terminar, ele não quis também e eu achava que aquilo era prova de amor. Ele dizia que se eu cortasse meu cabelo, ficaria sem namorado, que gostava de loiras e que não queria que eu escurecesse meu cabelo, reclamava das minhas roupas quando eram curtas, apesar de nunca ter me proibido de usar nada, se saísse para fazer algo que eu gostava, ele ficava emburrado e estragava o passeio e muitas outras coisas.

Eu em contrapartida, insegura e com ciúmes por tudo que já tinha acontecido, questionava as decisões dele quando escolhia a igreja ao invés de mim, as publicações dele, quando reagia com amei fotos de outras meninas e comentava também, a ponto de sufocar ele da mesma forma que eu me sentia sufocada.

Eu já vi relacionamentos assim, mas eu era tão dona de mim e acreditava que jamais aceitaria ser tratada da maneira que eu fui nesses um ano e meio que vivi nesse relacionamento. Você deve estar lendo isso e pensando "que garota burra, eu jamais deixaria isso acontecer", e é por isso que estou aqui, pra que isso realmente nunca aconteça.

Eu tinha um sonho de casar e formar uma família, afinal, já tenho 23 anos. Ele sempre deixou claro que não queria isso comigo. Nosso relacionamento era tóxico e não tinha nenhuma perspectiva de futuro. Eu entrei em depressão por conta disso e agora que finalmente acabou eu percebo que nunca fui realmente feliz desde que ele entrou na minha vida. Era um relacionamento abusivo tanto da minha parte quanto da dele, eu era a pessoa que negligenciava minha felicidade, a verdadeira culpada, pois permiti que essas coisas acontecessem e não dei um basta, no fim, ele terminou comigo dizendo que não me amava mais e que era infeliz comigo e finalmente eu consegui a reciprocidade que sempre quis no fim do namoro.

O que eu quero dizer para que você não passe as mesmas coisas que eu é, não seja a pessoa que eu fui e não aceite uma pessoa como ele foi pra mim. Você merece muito mais. Alguém vai fazer você feliz e não vai deixar você duvidar se o amor realmente existe, você não está velha demais, você não vai ficar sozinha a menos que queira. Não deixe ninguém fazer você desistir dos seus sonhos, ame a Deus em primeiro lugar e se ame antes de amar qualquer outra pessoa. Se você não se amar, não conseguirá ser feliz com alguém e nem fazer alguém feliz. O amor existe e ele não menospreza, não diminui, não maltrata, não vira o jogo e faz você se sentir a errada quando a culpa não é sua. Se você passou por algo parecido, vem cá, vamos conversar e trocar experiências!

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 
 1 Coríntios 13:4-7

2 comentários:

  1. Oi Karen, primeiro, quero dizer que estou feliz por você ter conseguido sair desse relacionamento. Sei que (infelizmente) é muito comum, e o quanto é difícil se libertar. Que você esteja melhor hoje, e mais forte do que nunca. Não desista, ainda tem alguém por aí te esperando, e você vai ser muito feliz!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.