Cauterização Capilar: O que é e como fazer em casa!

abril 27, 2021

Publiquei um vídeo no IGTV mostrando como fiz a cauterização no cabelo e vim trazer mais informações para quem está precisando fazer esse procedimento.


O que é

Cauterizar significa o ato de queimar um tecido, estancar um sangramento, selar. No cabelo não é diferente, ela tem o objetivo de devolver a queratina que é uma proteína que estrutura os fios. Ela cicatriza as cutículas do cabelo para que as proteínas depositadas permaneçam por muito mais tempo, causando uma reconstrução profunda. Sua ação promove a reposição de massa capilar, devolvendo a resistência e a saúde da fibra.


O procedimento consiste na aplicação do produto nos cabelos, dando um tempo de pausa para que a fórmula aja nos cabelos e, em seguida, a chapinha é utilizada nos fios para que os ingredientes penetrem na fibra. Já a sua versão à frio, não necessita de fonte calor para a sua realização.  Não tem poder de alisar os fios!


Para quem é indicado

Para todos os tipos de cabelo que estejam danificados, com aspecto elástico e poroso. No nosso dia-a-dia sofremos danos por exposição solar, uso excessivo de secador e chapinha, além dos processos químicos de coloração e descoloração. Atenção: Não é um procedimento que pode ser feito com frequência, pois pode deixar o cabelo pesado. Para cabelos muito danificados, fazer 2x ao mês com intervalo de 15 dias até a recuperação do cabelo.


Passo-a-passo

Este é um procedimento para fazer em um salão, com um profissional capacitado, porém, como expliquei no vídeo, estava fora do orçamento para mim. Então trouxe para vocês como eu fiz a cauterização em casa! 


Para fazer, precisamos de queratina líquida e algum creme de tratamento. De preferência um creme reconstrutor. Eu utilizei a queratina líquida Yenzah Save, custou R$22,99 na Monamie e o creme reconstituinte Quera-liso da Elseve L'oreal Paris, que custou R$15,99 em uma farmácia.


1. Lavar o cabelo com shampoo (não precisa ser anti resíduos)

2. Aplicar o creme de tratamento

3. Aplicar a queratina líquida e enluvar as mechas, deixar agir por 10 minutos e enxaguar completamente.

4. Aplicar novamente a queratina (em pouca quantidade) sem enxaguar e selar com o secador e a chapinha 


Minhas considerações


Assim que saí do chuveiro, já senti o meu cabelo com um aspecto mais rígido, inclusive, foi difícil pentear. Logo depois, foi melhorando conforme eu passava a chapinha. A queratina da Yenzah tem um cheiro bem forte assim que você aplica, porém, o cheiro suaviza com o tempo e deixou meu cabelo com um brilho maravilhoso.  Importante: Não deixar o produto mais de dois dias no cabelo!


Como expliquei no vídeo, eu vou refazer o procedimento daqui a 15 dias e depois fazer um teste de mechas pra saber se deu resultado no meu cabelo, porque quero descolorir pra fazer mechas e ele estava arrebentando onde eu ainda tenho loiro. Assim que fizer, atualizo o post pra vocês.


Fontes: 1 | 2

Beiju

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.