Guia de Profissão: Normalista



Durante todo o fundamental eu tinha aquele sonho de ser professora que a maioria das crianças tem. Fiz prova para um colégio de administração e passei, apesar de não ser o que queria, tinha feito a prova por causa de uma amiga na época. Estava tudo certo até que minha mãe e minha prima que cursava Pedagogia, me incentivaram a ir para o Instituto de Educação Sarah Kubitschek - Formação de professor. Umas duas semanas antes de começarem as aulas, eu resolvi ir para esse colégio e foi aí que começou a minha vida de Normalista.

Primeiro, você que escolheu seguir esse ramo deve saber que em uma escola Normalista se gasta rios de dinheiro com o uniforme ! Calma, exagerei um pouquinho, mas são muitas coisas para comprar. Ou seja, uns R$ 250,00.

O uniforme é composto por: Blusa de manga curta, blusa de manga longa, saia de pregas, calça azul, blusa de Ed. Física, short de Ed. Física, maiô de natação, meias 3/4, sapatilhas preta. Sem contar com os acessórios que também não são muito baratos: Estrelas do 1°, 2° ou 3° ano, emblema da escola, bolso com emblema ( Sim, a maioria vem separado da blusa ), abotoaduras, cinto e gravata. Acho que é só isso. háa


No meu 1° e 2° ano eu estudei Integral: de 7h às 6h. 
  • No primeiro ano eu tive a base de matérias normais como História, Geografia, Química, Física, Biologia, Sociologia, Filosofia, Espanhol, Inglês, Artes. São poucas matérias pedagógicas no primeiro ano. 
  • No segundo ano as matérias pedagógicas aumentam. 
  • E no terceiro ano quase todas as matérias são pedagógicas e as matérias normais se transformam. Por exemplo: Sociologia da Educação, História e Filosofia da Educação...
As únicas matérias de base que tive em todos os 3 anos foram Português, Matemática e Física.

Algumas matérias pedagógicas que tive ao longo dos anos:
 PPIP: Práticas Pedagógicas e Iniciação a Pesquisa
 CDPEI: Conteúdos Didáticos Pedagógicos da Educação Infantil
 CDPEE: Conhecimentos Didáticos Pedagógicos em Educação Especial
 CDPEF: Conteúdos Didáticos Pedagógicos do Ensino Fundamental
 CDPEJA: Conhecimentos Didáticos Pedagógicos em Educação de Jovens e Adultos
 HFE: História e Filosofia da Educação
 PAL: Processo de Alfabetização e Letramento
 PEOSE: Política Educacional e Organização do Sistema Escolar
 TEPPP/Libras: Tempos para Ênfase no Projeto Político Pedagógico / Língua Brasileira de Sinais
 Laboratório Pedagógico - Arte e Educação / Práticas Psicomotoras
 Laboratório Pedagógico - Vida e Natureza / Atendimento Educacional Especializado / Linguagens e Alfabetizações / Culturas
 Psicologia da Educação
 Sociologia da Educação


Aprendi sobre os Filósofos da Educação como: Jean Piaget, Vygotsky, Émile Durkheim, Paulo Freire, etc. Conheci as fases do desenvolvimento infantil, desenvolvimento do desenho e caligrafia, tipos de comportamento, cantinhos na sala de aula, apresentei muitos seminários, mas a melhor parte mesmo é o estágio, onde eu consegui colocar em prática tudo o que aprendi.

Sobre o estágio:
  • 40 horas no Ensino Fundamental
  • 40 horas na Educação Infantil
  • 40 horas no PEJA
  • 40 na Creche
  • 40 horas de Visitas Pedagógicas


Prós: 

Felicidade: Esse ano eu consegui um emprego e trabalhei durante 3 meses e vou dizer, trabalhar com criança é sempre dinâmico e apesar de muito trabalho você volta feliz pra casa.

Será reconhecida: Toda criança vai se lembrar de você pra sempre, ainda mais se cativar seu pequeno coraçãozinho. 

Concursos: Quando eu entrei , normalistas ainda podiam prestar concursos públicos, mas agora só quem tem formação superior. Espera, então isso é um contra. :/

Contra: 

Pouca base para o ENEM: As matérias de base para o ENEM são trabalhadas no primeiro ano, pouco no segundo e quase nada no terceiro.

Pouco tempo: No terceiro ano os estudantes começam a se preparar para o ENEM, porém no meu terceiro ano eu mal tinha tempo de fazer o pré-vestibular. Eu fazia durante a noite, porém tive que mudar para o sábado o dia inteiro porque eu estudava pela manhã em alguns dias, estudava o dia inteiro em outros, estagiava quando não tinha aula durante a tarde e estagiava na modalidade do PEJA todos os dias à noite, ou seja, de 7h às 10h eu estava fora de casa. Muito confuso eu sei e muito corrido também.

Pouca remuneração: Sempre se começa do baixo correto? E é de muito baixo mesmo. Principalmente se você trabalhar em escolas particulares.

Formação: Daqui a alguns anos, normalistas não poderão dar aulas sem formação.



Me decepcionei com essa profissão, mas ainda não desisti. Meu sonho de fazer Letras ainda existe, mas estou tentando em uma área completamente diferente, afinal nunca é tarde pra mudar e se encontrar em uma profissão. Estou fazendo Radiologia no momento. Será o próximo post do Guia de Profissão.

Vai uma dica: Pra fazer formação de professor tem que amar o que faz, pois como podem ver, são muitas barreiras, mas no final quando você ver aquele seu aluninho formado sendo Médico, Engenheiro, Advogado... Vai se sentir a pessoa mais realizada do mundo. Missão Cumprida ! Yeah !

Quer seguir na área? A melhor opção é o curso superior de Pedagogia. Pode seguir em áreas específicas também como: Letras, Matemática...

 Desculpem pelo post grande, espero que eu tenha explicado bem. Até a próxima ! XOXO



2 comentários:

  1. Nossa, você me incentivou a cursar! Obrigada! Também vou estudar no Sarah, e esse ano eu já vou estar circulando pelos corredores da Instituição. Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.