Resenha da série alemã DARK

junho 10, 2018
Estava com o boy procurando algo na Netflix para assistir, falei para ele escolher e ele foi no aleatório em Dark. A Netflix estava apostando forte em divulgação, mas,não tinha despertado meu interesse até aquele momento. Começamos a assistir e quando percebi, já estávamos no sexto episódio. Maratonei a série de tão envolvente que ela é!


Criado porBaran bo OdarJantje Friese (2017)
ComLouis Hofmann, Oliver Masucci, Stephan Kampwirth ...mais
PaísAlemanha
GêneroDrama, Ficção científica, Suspense
StatusEm andamento
Duração60 minutos
A história acompanha quatro diferentes famílias que vivem em uma pequena cidade alemã. Suas vidas pacatas são completamente atormentadas quando duas crianças desaparecem misteriosamente e os segredos obscuros das suas famílias começam a ser desvendados.
Para começar, vou ressaltar que a série tem muitos elementos que lembram Stranger Things, como a vibe anos 80, garotos que desaparecem, elenco jovem, série mais sombria, coisa e tal, porém, Dark é mais adulta e sem aquele alívio cômico que vemos em Stranger Things. A história também é completamente diferente. Indico assistir no idioma original, pois assim você consegue entender melhor o que o ator e diretor quiseram passar em cada cena.


A série se passa em uma cidade pequena no interior chamada Winden. Por ser uma cidade pequena, todos os acontecimentos tomam proporções bem maiores. Já começamos com o desaparecimento de um adolescente, deixando a cidade em alerta. Mesmo depois disso, o elenco adolescente juntos de uma criança decidem entrar na floresta de noite para procurarem as drogas que o menino desaparecido escondia, para depois venderem na escola. Inteligente? Claro que não. Prosseguindo: Ao chegarem perto da caverna, escutam sons estranhos e as luzes das lanternas começam a piscar (que vemos posteriormente que é algo característico da viagem no tempo). Todos se desesperam e começam a correr. E é com o desaparecimento de Mikkel nessa corrida que a série começa a densenrolar para algo que vai explodir sua mente.

Tudo gira em torno de 5 famílias e vemos elas em diferentes tempos, o atual que é 2019 e o passado em 1953 e 1986 (a famosa triquetra). Vemos que não só o passado pode alterar o futuro, o inverso também pode acontecer.

Eu tive algumas dificuldades de ligar os pontos em algumas situações porque acontece muita coisa ao mesmo tempo, não é algo que faça desistir da série, pelo contrário. Achei incrível o jogo de câmeras e o cenário meio azulado com alguns destaques em cores e olha que eu nem entendo sobre o assunto.


A série é sombria do início ao fim, não é terror, não precisa ter medo de assistir se você for cagona como eu  Por ser um suspense, é fato que aquela música com fundo em instrumentos de corda (acho) está presente, porém, é aí que eu acho que a série peca um pouco. Ela está presente demais, praticamente o tempo inteiro e isso me incomodou em alguns momentos.

Preciso ressaltar que a atuação do elenco é impecável, tanto juvenil quanto adulto e uma coisa muito interessante é que conseguiram encontrar atores MUITO parecidos para fazerem as versões de um personagem ao longo dos anos. Palmas gente! TOP

Para finalizar, a construção dos personagens, cenário, direção e a ligação da própria história estão impecáveis, vale super a pena assistir. No fim, vários ganchos indicam uma segunda temporada, ouvi um amém igreja? Espero que tenham curtido a resenha, dei a minha opinião e gostaria de saber a sua também. Já assistiu a série? O que mais te chamou atenção?

Fiquem com algumas referências:

 O principal elemento de Dark é nada menos que um buraco de minhoca, uma das formas que a física já teorizou sobre a possibilidade de viajar pelo espaço-tempo. Quem introduziu a lógica por trás desse tipo de viagem originalmente foi o físico alemão Albert Einstein através da teoria geral da relatividade - ela é muito complexa, mas, para entender a trama, basta saber que se trata resumidamente (muito resumidamente, no caso) de um tubo cuja entrada está em um período do tempo e a saída está em outro.

 Noah, o vilão misterioso da série tem a Tábua de Esmeralda, descrito por Hermes Trismegisto que explica a criação da prima matéria, base da alquimia equivalente à célula-tronco e uma triquetra tatuada nas costas, ela representa o presente, passado e futuro, e seu ponto de interseção indica os momentos em que as diferentes épocas se cruzam, permitindo assim a viagem no tempo a cada 33 anos.

A série possui muitas, mas muitas curiosidades e referências que você provavelmente não vai pescar, então eu recomendo esses dois posts para ler depois, somente depois de ter assistido a primeira temporada. Omelete | Farofa Geek

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.