I'm a Barbie girl, in the Barbie world

julho 26, 2023

Fui assistir o tão aguardado filme da Barbie na pré-estreia às 23h55 do dia 19/07/2023 e decidi comentar minhas percepções do filme e dos comentários. Let's go.



Os primeiros 30 minutos do filme me deram sono e o restante não me prendeu o suficiente para gostar. Como esperado, ele é extremamente bobo e se fosse só isso, tudo bem, mas em algumas partes ele tentava se levar a sério e eu simplesmente não conseguia comprar a ideia. Desde a escalação dos atores, já não me identifiquei. Lógico que a Margot é belíssima, mas a imagem que eu tinha da Barbie era de uma menina entrando em seus 20 anos, parecida com a Barbie dos filmes dos anos 2000 ou a de Life in a Dreamhouse. Ken também nem preciso falar (apesar dele parecer uma cópia ruim do meu Ken praiano da infância). 


Em determinado momento eu quase pensei que o filme se tratava mais sobre o Ken do que sobre a Barbie, a pouca trama que existiu rolava em torno dele. Teve até um momento estranhíssimo de dança/luta/canção que nada acrescentou, só causou um leve "meu Deus, o que estou fazendo aqui?".


Não dá para negar que teve um marketing excelente, deu um up nos cinemas e trouxe todo um movimento rosa maravilhoso que todo mundo queria fazer parte. Em contrapartida, incomodou outras pessoas (juro que não consigo entender como a felicidade alheia incomoda) que referiam o movimento como bobo, infantil ou chato.


O filme gerou várias polêmicas como a classificação indicativa de 12 anos. Gente, não era óbvio que o filme não é para crianças? Também vi alguns vídeos de cristãos dizendo que o filme não estava alinhado aos valores cristãos. Sinceramente, como cristã, você que pensa assim está procurando Deus no lugar errado. Agora para quem perde tempo reclamando das pessoas que foram assistir, que gostam de rosa e estão felizes no mundinho da Barbie, vai caçar uma louça para lavar. Não gostou, não assiste. E não gostar de rosa não te faz uma pessoa especial. Fui muito específica? Talvez, mas precisava falar. Juro, gente chata. 


Por fim, devo dizer que achei a mensagem importante e me identifiquei principalmente com a fala da Gloria no meio do filme. O filme trouxe patriarcado, papel dos gêneros na sociedade e inferiorização das mulheres como pauta (como bem dito em Carta Capital).


Apesar de não ter gostado do filme, gostei de tudo que ele trouxe. Continuo amando a Barbie, rosa, os filmes antigos, Life in a Dreamhouse... Espero que toda essa moção traga uma reflexão sobre respeitar o gosto das pessoas sem interferir no momento delas. Você gosta de dorama? Legal. Não gosta, quem gosta não quer saber sua opinião ou reclamação. Fim.


Enfim, não consigo seguir uma linha de raciocínio então apenas joguei vários comentários desconexos como sempre e me questionei em todo momento se eu realmente sei português.


Fiquem na paz. Ps.: o cabelo da Margot está maravilhoso.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.