Uma Jornada Inesperada: Tarefa 4

junho 24, 2022

Essa tarefa faz parte de Uma Jornada Inesperadaclique aqui para saber mais.



Há um tempo atrás, decidi entrar para academia. Logo na primeira semana, eu já tinha transformado aquilo em uma péssima experiência. Eu chegava cansada, dolorida e reclamava o tempo inteiro. Repeti esse processo por mais uma semana. Na terceira semana, no primeiro dia, veio uma frente fria. Choveu durante o dia inteiro, então, eu decidi me dar uma folga. E foi assim que eu nunca mais voltei. 


Celebre seu sucesso

Quando eu tentei começar, eu nunca comemorei por ter conseguido começar. Eu me foquei lá na frente, sem refletir sobre o meu progresso.


Em vez de tornar o hábito mais forte, associando-o com emoções positivas, eu enfraqueci meu hábito ainda frágil, o associando com emoções negativas..


A ciência dos hábitos

Hábitos começam a ser incorporados quando são associados com emoções prazerosas. Não importa se essa emoção já vem naturalmente com o próprio hábito ou se você a criou por si mesmo..


Assim que você completar um hábito saudável, mesmo um pequeno, você deve imediatamente celebrar o seu sucesso. Com o tempo, você irá aprender a associar o hábito com uma emoção positiva. Não se preocupe se no começo você precisa trabalhar para construir essa emoção positiva - em algum momento isso irá se tornar uma segunda natureza.


Porque velhos hábitos são difíceis de eliminar

Porque é tão difícil de se livrar de hábitos como assistir muita TV, roer unhas ou comer mal? Porque um feedback emocional positivo poderoso é ativado imediatamente após essas ações. Esse feedback diz para o teu cérebro que foi ótimo realizar este hábito; você se sentiu mais feliz e foi realmente prazeroso.


Como fazer novos hábitos pegarem

Nós iremos agora fazer uma engenharia reversa desse ciclo de ação-recompensa para reprogramar o seu cérebro. Por exemplo, você sentirá dor quando seu corpo começar a responder aos exercícios. Se você conseguir manter o esforço por um período longo, você irá começar a gostar dessa dor dos seus músculos se fortalecendo.


META 

  • Separe um tempo para celebrar após completar cada um dos seus hábitos saudáveis e, novamente, após completar todo o ritual. Faça isso imediatamente após cada hábito e ritual.
  • Se você ainda está no começo e só consegue fazer 5 flexões de braço, celebre que você começou e que conseguiu completar essas flexões. Quando você completar todo o ritual, comemore o sentimento de conquista e se prepare para um dia fabuloso! É muito importante celebrar imediatamente, assim que você completar o hábito, para associar a emoção positiva com ele. 


Na próxima vez em que você pensar em começar seu ritual matinal, você irá se lembrar da sensação de felicidade. Memórias da comemoração virão a tona. É por isso que é tão importante fazer a sua celebração realmente memorável.


Descubra o que funciona pra você. Fale em voz alta consigo mesmo, dê os parabéns a si mesmo na frente do espelho, faça uma pequena dança (como jogadores de futebol que comemoram um gol). O que é importante é você sentir uma onda de emoções nas veias. Sentir a felicidade passeando por você. Você atingiu suas metas, apesar de todos os obstáculos! Celebre!


Celebre Seu Sucesso!
Faça isso 3 dias em seguida para ter sucesso

Celebrar imediatamente após completar um hábito saudável cria um imprint de memória na sua mente. Com o tempo, você aprenderá a associar o hábito com emoções positivas.

“O primeiro princípio é que você não deve deixar sua cabeça te enganar e que você é a pessoa mais fácil de ser enganada por ela.” Richard P. Feynman



Imagine que você está em uma competição de vôlei. O set está empatado e o próximo ponto irá definir o vencedor. Você está confuso e exausto, mas junta suas forças e consegue marcar o ponto da vitória! Como você se sente? Como você celebraria? Imagine e viva essa cena na sua mente, agora use essa emoção como sua comemoração diária! Célebre seus pequenos hábitos e assim conseguirá fixá-los na sua rotina diária. Mas você não pode fingir, hein? Precisa ser um sentimento genuíno.



Fonte: The Fabulous

Tarefa nº4
? >



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.