Resenha do filme Divergente - Em cartaz nos cinemas

  Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Audácia, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.
Ainda não li o livro, então não tenho como comparar, mas como filme minha avaliação é ótima.

A cidade de Chicago foi separada do resto do mundo através de altos muros. De acordo com o filme, a terra sofreu uma guerra e muitas cidades não conseguiram se reerguer. Dentro da cidade cercada, existem 5 facções ( Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza ), essas facções existem para dividir as pessoas e colocar cada uma com personalidade específica juntos com pessoas da mesma personalidade e evitar a guerra.

Beatrice nasceu na facção Abnegação, com 16 anos todos os jovens fazem testes para saber se vão ficar na facção de origem ou se vão deixar o lar e ir para outra. O teste de Beatrice foi inconclusivo, ou seja, sem resultado. No filme chamam isso de divergente, o que significa livre de seguir regras, tomam suas próprias decisões. Na cerimônia de escolha Tris choca a todos, inclusive os seus pais escolhendo a facção Audácia.

No decorrer do filme ela vai passando por testes para saber se realmente pode continuar na facção e vai descobrindo uma sociedade corrompida pela ambição, onde os divergentes são uma ameaça a "paz". 

Achei um filme longo, mas não foi cansativo. Cheio de reviravoltas e um final surpreendente, também pelo fato de que terá a continuação de outros 3 filmes. 


Sobre as facções

Amizade: 1. harmonia pacífica 2. entendimento mútuo e relacionamento pacífico, especialmente entre nações; paz; acordo 3. cordialidade

Erudição: caracterizado com grande conhecimento; aprendido ou acadêmico

Audácia: destemido, audaz. (Audaz: corajosamente firme, especialmente ao enfrentar o perigo ou dificuldade; não desencorajado.)

Abnegação: 1. recusar ou negar a si mesmo (alguns direitos, conveniências e etc.); rejeição, renúncia. 2. renunciar; desistir

Franqueza: 1. o estado ou qualidade de ser franco, aberto, e sincero nos discursos ou expressões; sinceridade 2. liberdade de preconceito; justiça; imparcialidade

Avaliação: 

Algumas informações dos sites:
Divergente Brasil : Confira mais sobre o elenco, eventos, premieres..
Adoro Cinema: Confira curiosidades, sinopse, detalhes..

Trailer Divergente - Em cartaz nos cinemas

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.