Saga Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos: Livro x Filme


Comprei os dois primeiros livros da saga: Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas. Já li o primeiro e quando comecei a ler eu descobri que não era muito o meu estilo de livro. Gosto de livros com criaturas como As Crônicas de Nárnia, mas não sou muito fã de criaturas do "submundo". Mas acabei lendo por curiosidade e o que eu mais gostei foi o desenrolar e o desfecho da história. Eu realmente adoro quando o livro me surpreende. 

Eu estava esperando um romance óbvio do tipo Fallen ou mesmo Crepúsculo que você começa a ler e já sabe qual vai ser o final da saga inteira. Mas o "casal" do livro já começa não se dando tão bem. No começo Jace acha que pode salvar o mundo, confia muito em si mesmo e é um pouco engraçado. Com o desenvolvimento da história, dá pra ver o Jace de verdade e todas as cicatrizes que ele tem.
Clary é uma menina de 15 anos que acha viver uma vida normal e em um segundo ela descobre que viveu uma mentira durante toda a sua vida.

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores de Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 

Tumblr

Livro x Filme
Eu sempre gosto de ler o livro e depois ver o filme e foi exatamente o que eu fiz com Cidade dos Ossos. Quando eu comecei a ver o filme, percebi que algumas falas que só acontecem no final do livro ocorrem no começo do filme.

Eu achei que eles usaram o livro só de base, porque criaram outra versão da história no filme.
Vou citar algumas coisas que eu realmente não gostei no filme, então não continue se ainda não leu o livro [spoiler]:

 O Valentim do livro é um tipo frio e calculista que parece se importar um pouco com Jace. O Valentim do filme é um esquisitão com ódio de tudo e de todos. Aliás, eu esperava um Valentim recatado, bem-vestido e grisalho, mas...


 Jace e Clary demoram um pouco pra se entenderem no livro e começaram um sentimento depois do meio do livro. No filme eles tem algo como paixão avassaladora. Oi? Tem até uma parte que Jace revoltado por Simon estar no quarto da Clary que ele diz pra ela alguma coisa sobre "você já nega nosso amor?", mas eu ignorei porque eu realmente não lembro de ter lido isso no livro.

 No livro, a parte final acontece em uma ilha no esconderijo de Valentim. No filme acontece dentro do instituto. Sendo que no livro, só existem dois portais, um na casa de Dorothea e outro na ilha.

 Não tinha nenhum renegado no filme...

Eu esperava mais do filme porque eu li o livro. Acho que se não tivesse lido, eu iria ver como mais um romance adolescente. 

Um comentário:

  1. Oi! Adorei o blog. Seguindo, claro!
    Beijos,
    Isabelle
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.